Acidentes Comentados
I. Acidente por Efeito Indutivo
O trabalho a realizar consistia na limpeza da aparelhagem pertencente a uma linha (linha I) de 132 kV, dentro da área de uma subestação.
A linha corria em paralelo ao longo de vários quilómetros com outra linha similar (linha II) de 132 kV, e as duas chegavam à mesma subestação.
Para realizar o trabalho procedeu-se a efectuar o corte da linha I, abrindo as fontes de tensão, bloqueando os elementos de corte e ligando à terra através de um seccionador.
Para limpar a zona de contacto neste seccionador era preciso abrí-lo, pelo que a linha bloqueada ficou sem a protecção de terra.
Quando o operário subiu ao seccionador e se dispunha a começar a limpeza, sofreu uma descarga eléctrica em conseqüência da qual faleceu.
Porque aconteceu o acidente?
- Se a linha I estava bloqueada, porque havia tensão no ponto de operação?
- A tensão presente no ponto de operação (6.000 V), foi provocada por um efeito de indução da linha II, (que estava em serviço), sobre a linha I, (que estava bloqueada).
Como é que o acidente podia ter sido evitado?
- Aplicando correctamente as Regras de Ouro para trabalhos em instalações de Alta Tensão.
- Foi aplicada correctamente a 1ª Regra, (abertura com corte visível das fontes de tensão); neste caso, a zona de geração foi independizada.
- Foi aplicada correctamente a 2ª Regra, (bloqueio e sinalização dos elementos de corte).
- Não foi aplicada a 3ª Regra, (verificação da ausência de tensão).
- Foi aplicada incorrectamente a 4ª Regra, (ligação à terra e em curto-circuito, de todos os condutores que penetram na zona de trabalho, em ambos os lados da mesma), já que a instalação foi ligada à terra apenas por um dos lados e através de um seccionador.