Acidentes Comentados
III. Acidente por Uso Incorrecto de uma Rectificadora
O trabalho consistia em desfazer uma soldadura que unia dois perfis. Para tal, o operário utilizou uma máquina rectificadora portátil, na qual instalou um disco de corte normalizado a 8.500 r.p.m. e compatível com a máquina.
Após realizar algumas alterações no equipamento de trabalho e quando procedia a cortar a soldadura, o disco de corte partiu e cortou um tendão do pulso do operário.
Porque aconteceu o acidente?
- Por uma série de actos inseguros realizados pelo próprio operário.
- Como o cabeçote da máquina não cabia no espaço entre os dois perfis e o disco de corte não atingia o cordão de soldadura, o operário resolveu trocar o disco por outro de uma maquina seccionadora fixa, concebido para 5.100 r.p.m. e não normalizado para a máquina radial utilizada.
- Para instalar este disco, (com maior diâmetro do que os admitidos pela máquina), o operário desmontou a protecção da mesma, e como o cabo para segurar a máquina dificultava a tarefa, também o desmontou.
- Esta situação de trabalho desencadeou o acidente, que finalmente ocorreu pela rotura do disco em vários pedaços, batendo um deles no pulso do trabalhador e cortando um tendão.
Como é que o acidente podia ter sido evitado?
- Cumprindo o estabelecido nas alíneas 1ª e 3ª do número 2 do artigo 29º da Lei de Prevenção de Riscos Profissionais, (obrigações dos trabalhadores em matéria de prevenção de riscos), que diz:
- 1º.- Usar adequadamente, de acordo com a sua natureza e os riscos previsíveis, as máquinas, ferramentas, substâncias perigosas, equipamentos de transporte e, em geral, quaisquer outros meios utilizados para o desenvolvimento da sua actividade.
- 2º.- Não colocar fora de funcionamento e utilizar correctamente os dispositivos de segurança existentes, ou que sejam instalados, nos meios relacionados com a sua actividade ou nos locais de trabalho onde esta é desenvolvida.
- Se a máquina não era a mais adequada para realizar o trabalho, devia ter utilizado outro meio, (por exemplo, o equipamento de oxicorte).