Qualquer trabalhador do ISASTUR que não conheça perfeitamente o manuseamento de uma ferramenta / equipamento, ou os possíveis riscos decorrentes da realização de um determinado trabalho, deverá actuar da forma seguinte.
Todo operário deve informar o seu Superior Directo sobre as situações de risco observadas no seu trabalho e sobre o mau estado do material, ferramentas ou equipamentos.
Consumir bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho será considerado como infracção muito grave, sendo a sua proibição absoluta. Por outro lado, por razões de segurança, é aconselhável não consumir álcool durante os intervalos de descanso ou antes de iniciar o horário de trabalho. Não são permitidos jogos, brincadeiras etc., que possam representar risco ou distração dos operários no seu trabalho.
Os Superiores Directos (independentemente do seu nível hierárquico), devem verificar, sob a sua responsabilidade, o cumprimento das normas de segurança, certificando-se de que as condições de trabalho são seguras, de que são utilizadas as protecções necessárias e o equipamento de segurança adequado, e de que as ferramentas, materiais e equipamentos, quer sejam de trabalho ou de primeiros socorros, estão em perfeitas condições.
Os Superiores Directos (independentemente do seu nível hierárquico), devem certificar-se de que todos os operários sob as suas ordens compreendem plenamente a tarefa que lhes é atribuída, especialmente no que diz respeito aos riscos prováveis e à forma de evitá-los.
Todas as pessoas do ISASTUR devem ser cientes de que as imposições em matéria de segurança são necessárias para garantir a sua integridade física e a dos seus colegas e, portanto, não é apenas uma obrigação para cada um dos trabalhadores, também é necessário exigir o seu cumprimento aos colegas de trabalho que não o fizerem.