Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Sinalização

2.3 Señalización

Os locais de trabalho onde existam riscos que não podem ser eliminados ou evitados através de sistemas de protecção colectiva, devem ser convenientemente sinalizados a fim de chamar a nossa atenção com a antecedência suficiente para poder evitá-los.

Em geral, esta sinalização deve ser utilizada sempre que necessário:

  • Alertar da existência de determinados riscos, proibições ou obrigações: por exemplo, proibição de fumar na proximidade de produtos inflamáveis nos trabalhos de envernizamento, utilização obrigatória de protecção da cabeça devido ao risco de queda de materiais, etc.
  • Alertar sobre situações de emergência que exijam a adopção de medidas urgentes de protecção ou evacuação.
  • Facilitar a localização e identificação dos meios ou instalações de protecção, evacuação, emergência ou primeiros socorros: por exemplo, localização da caixa de pronto-socorro, do extintor portátil de incêndios, etc.
  • Orientar aos trabalhadores que realizem determinadas manobras perigosas.

Definição

Sinalização de segurança é aquela que, relacionada com um objecto, actividade ou situação determinada, fornece uma indicação ou uma obrigação relativa à segurança ou à saúde no trabalho.

A utilização de uma sinalização adequada ajuda-nos a prevenir os riscos, mas apenas como um complemento das medidas de segurança adoptadas, dado que a sinalização, por si só, não elimina o risco existente.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia