Quando seja preciso utilizar produtos inflamáveis, os trabalhadores devem dispor apenas da quantidade estritamente necessária para a realização dos trabalhos.
As substâncias inflamáveis cuja utilização não está prevista de forma imediata, devem permanecer nos seus respectivos locais de armazenamento. Antes de armazenar recipientes que contenham produtos inflamáveis, deve-se verificar que o fecho é hermético e a ausência de roturas ou danos.
Deve-se reforçar a limpeza dos locais onde são manuseadas substâncias inflamáveis, recolhendo imediatamente os derrames. Os resíduos inflamáveis serão depositados em recipientes metálicos fechados, devendo ser evacuados diariamente dos locais de trabalho.
Quando um trabalhador detectar qualquer fuga de produtos inflamáveis deverá informar imediatamente o seu superior hierárquico.
Nunca se deve trabalhar em locais com atmosferas inflamáveis ou explosivas, ou susceptíveis de serem geradas, que não possuam ventilação natural ou forçada.
Em nenhum caso se devem efectuar trabalhos com recipientes que tenham contido produtos inflamáveis, sem a respectiva Licença de Trabalhos Especiais.