Os trabalhadores devem conhecer o modo de uso dos equipamentos de extinção existentes nas proximidades da zona de trabalho.
Se um trabalhador detectar um incêndio deverá:
Manter a calma.
Avisar o mais rapidamente possível qualquer colega de trabalho e, se possível, o seu superior hierárquico.
Avaliar a situação e, se achar que pode dominar o incêndio, combatê-lo utilizando o extintor apropriado, tendo em conta que os extintores portáteis são eficientes apenas para extinguir princípios de incêndio.
No caso de não conseguir controlar, dar o alarme.
Até à chegada de ajuda, fechar todas as portas e janelas, desde que possa fazê-lo sem risco, e colocar-se em lugar seguro.
Antes de utilizar um extintor deve-se verificar que é o adequado ao tipo de fogo presente.
Se o incêndio ocorrer numa instalação eléctrica, deve-se desligar a corrente antes de iniciar a extinção sempre que possível e, em caso negativo, proceder a combater o incêndio após verificar o completo isolamento eléctrico das pessoas envolvidas.
No caso de utilizar extintores de CO2, usar luvas e nunca colocar a mão sobre o bico difusor. Segurar este bico ou lança pelo cabo concebido pata tal fim, de forma a evitar queimaduras por congelamento.
No combate de incêndios por gases, deve-se procurar sempre cortar o seu fornecimento, pelo que será necessário conhecer a localização das válvulas de fecho.
Após controlar o incêndio, deve-se verificar a completa extinção do mesmo e eliminar os focos de temperatura elevada antes de abandonar o local. Se houver fumos da combustão, ventilar convenientemente toda a área.
O incêndio deve ser combatido aproximando-se progressivamente a favor do vento ou a favor das correntes de ar no interior dos edifícios.
Após a utilização do extintor, mesmo que o seu uso tenha sido mínimo, não deve ser colocado novamente no respectivo suporte. Será entregue para a sua recarga e substituído imediatamente por outro completamente carregado.
Os extintores devem ser colocados em suportes verticais, a uma altura não superior a 1,70 metros contados do nível do chão até ao topo do equipamento.
Nunca devem ser colocados objectos de qualquer tipo sobre os extintores, ou nas suas imediações, que dificultem a sua localização ou acessibilidade.
Certificar-se de que os extintores passaram a inspecção anual obrigatória e o teste quinqüenal de pressão hidrostática, efectuados por pessoal especializado.