Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Sinalização

3. Outras sinalizações

Nalguns casos concretos e para ressaltar determinados riscos utiliza-se uma sinalização de características diferente às citadas anteriormente.

A seguir indicamos quais são estas situações e a sinalização a utilizar em cada caso.

3.1. Risco de queda, pancadas, golpes e zonas perigosas

Quando existam desníveis, obstáculos ou outros elementos susceptíveis de causar risco de queda de pessoas, pancadas ou golpes, pode ser utilizada uma sinalização na forma de placa ou por meio de uma cor de segurança, bem como fitas para delimitação.

As zonas perigosas ou de acesso restrito onde exista risco de queda de pessoas, queda de objectos, pancadas ou golpes, devem ser sinalizadas por meio de uma cor de segurança.

Em ambos os casos a sinalização por meio de cores de segurança deve ser realizada através de faixas amarelas em alternância com faixas pretas, inclinadas 45º conforme mostra a seguinte figura:

Raixas amarelas em alternância com faixas pretas, inclinadas 45º

3.2. Vias de circulação

Sempre que necessário para a protecção dos trabalhadores, as vias de circulação de veículos devem ser identificadas de forma clara através de faixas contínuas de cor bem visível, de preferência branca ou amarela, tendo em conta a cor do pavimento.

A localização das faixas deverá ter em conta as distâncias de segurança necessárias entre veículos e objectos próximos, e entre peões e veículos.

3.3. Acesos e perímetro da obra

A sinalização, obrigatória, deve ser realizada através de bandeirolas, cordas, redes ou malhas metálicas ou plásticas, ou fitas de delimitação, etc., claramente visíveis e identificáveis.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia