Avaliação dos Risco: Obras. Contrução Civil
Trabalhadores Afectados pelos Riscos existentes nos Locais de Obra
MEDIDAS PREVENTIVAS
Regras de actuação
- As provisões de materiais e equipamentos em geral devem ser colocadas a uma distância razoável do coroamento dos taludes em função da profundidade da escavação, vala ou poço. Como regra geral, deve-se deixar uma área de 2 m. isenta de cargas e de circulação de veículos.
- As valas e escavações devem ser dotadas de escadas metálicas, cujo topo deverá ficar 1 metro acima do nível superior do corte do terreno, excepto se houver rampas de acesso seguras (inclinação apropriada).
As bocas dos poços e galerias com inclinação perigosa devem ser protegidas com guarda-corpos robustos, dotados de barra intermédia e rodapés, de forma a impedir queda de pessoas e de materiais.
- Trabalhos em escavações, valas, poços ou galerias:
- Um ou mais trabalhadores devem permanecer fora da escavação, vala, poço ou galeria para auxiliar em caso de emergência e evacuação.
- Nos poços e valas profundas e nas galerias estreitas, os trabalhadores devem usar cinto de segurança tipo arnês, ligado a um dispositivo anti-queda e resgate.
- Entivações
- As entivações devem ser inspeccionadas no início do horário de trabalho. Redobrar estas precauções depois de períodos de interrupção dos trabalhos de mais de um dia ou por alterações atmosféricas como chuvas ou geadas.
- Aconselha-se que os elementos de escoramento fiquem 20 cm. acima do nível da borda da vala, realizando assim uma função de rodapé e evitando a queda de objectos e materiais para o interior da vala.
Em geral, as entivações, ou parte delas, serão removidas apenas quando deixarem de ser necessárias, devendo ser retiradas por faixas horizontais e começando pelo fundo do corte.
Protecção individual
- Capacete, óculos e calçado de segurança com biqueira reforçada.
Procedimentos de aplicação