Avaliação dos Riscos: Montagens Electromecânicas
Trabalhadores Afectados pelos Riscos existentes nos Locais de Obra
RISCO
161/162 Contactos eléctricos.
FACTORES DE RISCO
- Realização de trabalhos em circuitos eléctricos de BT e AT.
- Realização de trabalhos na proximidade de elementos sob tensão, em BT e AT.
- Ordens erradas ou mal percebidas.
- Realização de trabalhos com máquinas (berbequim de coluna,…), equipamentos (grupo de soldadura,…) e ferramentas manuais eléctricas (rectificadora, berbequim,…) próprias da nossa actividade.
- TET em BT.
- TET em AT através do método à distância, limpeza de seccionadores.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Regras de actuação
- Todos os trabalhos devem ser realizados sem tensão excepto os trabalhos mencionados nos números 3 e 4 do artigo 4º do RD 614/2001, como por exemplo as operações elementares, tais como ligar e desligar, em instalações de baixa tensão com material eléctrico concebido para a sua utilização imediata e sem riscos para o público em geral; Os trabalhos em instalações com tensões de segurança, desde que não exista possibilidade de erro na identificação das mesmas e que as intensidades de um possível curto-circuito não envolvam riscos de queimadura. Também poderão ser realizadas com a instalação em tensão: as manobras, medições, ensaios e verificações cuja natureza assim o exija, tais como a abertura e fecho de interruptores ou seccionadores, a medição da intensidade, a realização de ensaios de isolamento eléctrico, ou a verificação da concordância de fases; os trabalhos em (ou na proximidade de) instalações cujas condições de exploração ou de continuidade do fornecimento assim o exijam.
- Nas operações e manobras necessárias para colocar fora de tensão uma instalação antes de iniciar o "trabalho sem tensão", e para a posterior reposição da mesma quando concluído o trabalho (aplicação das 5 regras de ouro), devem ser realizadas por Trabalhadores Autorizados que, no caso de instalações de alta tensão, serão Trabalhadores Qualificados.
- Aplicação das 5 regras de ouro: Devem-se seguir sequencialmente as seguintes etapas:
1ª. DESLIGAR AS FONTES DE TENSÃO:
A parte da instalação em que vai ser realizado o trabalho deve ser isolada de quaisquer fontes de alimentação. O isolamento consistirá em uma distância física, ou na interposição de um isolante, suficientes para garantir eléctricamente tal isolamento.
Os condensadores ou quaisquer outros elementos da instalação que mantenham tensão depois do corte devem ser descarregados através de dispositivos adequados.
Este "isolamento das fontes de alimentação" poderá ser efectuado com:
- Interruptores: não sendo correcto apenas a sinalização de aberto / fechado no comando do interruptor.
- Seccionadores: será correcto apenas quando as lâminas estejam totalmente abertas.
- Fusíveis: removendo-os do seu compartimento.
- Pontes de derivação, sendo a separação entre as suas extremidades, no mínimo, igual ao comprimento das cadeias dos isoladores, e que estarão presas à linha eléctrica.
Quanto ao conceito de "garantir eléctricamente tal isolamento", refere-se ao fecho acidental, não desejado, de um elemento de corte, por exemplo:
- Accionamento involuntário da alavanca do aparelho de controlo e fecho do interruptor.
- Queda de material entre as lâminas de um seccionador.
- Contacto acidental no circuito de controlo de um interruptor.