Avaliação dos Riscos: Montagens Electromecânicas
Trabalhadores Afectados pelos Riscos existentes nos Locais de Obra
MEDIDAS PREVENTIVAS
Regras de actuação
(2) Os andaimes devem ser inspeccionados:
- Antes da sua colocação em serviço
- Periodicamente
- Após modificações, períodos de não utilização, exposição à intempérie ou outras circunstâncias susceptíveis de afectar a sua resistência ou estabilidade.
(3) Quando a montagem for realizada e supervisada por pessoal do ISASTUR, o Supervisor da montagem deverá estar devidamente qualificado de acordo com o estabelecido no procedimento PC0713 Habilitação para trabalhos com riscos especiais.
- Os elementos de suporte do andaime devem estar protegidos contra deslizamentos, incluindo os andaimes móveis. Deve-se garantir a estabilidade do andaime.
- As plataformas do andaime devem ser adequadas ao trabalho a realizar e à carga a suportar, e devem permitir trabalhar e transitar com segurança.
- Quando alguma parte do andaime ainda não estiver pronta para ser utilizada, será sinalizada e delimitada convenientemente com elementos físicos que impeçam o acesso a essa zona de perigo.
- Os andaimes devem ser projectados, montados e mantidos convenientemente de forma a evitar desabamento ou deslocamento acidental. Para tal, todo andaime deverá ser calculado conforme um dos seguintes métodos:
- Andaime SIMPLES: utiliza-se a nota de cálculo do andaime escolhido de acordo com a configuração a utilizar (fabricante, fornecedor) e/ou realiza-se a montagem seguindo uma configuração standard geralmente reconhecida.
- Andaime COMPLEXO: a montagem e desmontagem do mesmo são realizadas seguindo o Plano de montagem específico elaborado para tal fim (IT correspondente).
(4) Os andaimes devem ser montados apenas pelo pessoal habilitado especificamente para tal.