Referimo-nos à detecção automática de incêndios.
Os detectores automáticos de incêndios controlam uma ou várias características físicas do fogo; isto é; aqueles fenómenos que se desenvolvem durante a combustão (calor, radiações, fumos, etc.).
Os detectores automáticos de incêndios são constituídos basicamente por:
Cabeça detectora ou simplesmente detector:
Detecta o foco do incêndio e transmite um sinal para a central de sinais.
Central de sinais:
Avalia os sinais recebidos e informa do estado em que se encontra a instalação. Os estados anormais são sinalizados pelo alarme.
Alarme:
O sinal de alarme pode ser utilizado para activar sistemas contra incêndios ou simplesmente para avisar, através de sinais ópticos e/ou acústicos.
Os detectores automáticos de incêndios podem ser:
De Chamas:
Medem a radiação (infravermelha ou ultravioleta) libertada pelo fogo. Quando a célula fotovoltaica sensível recebe certo nível de radiação, o alarme é activado.
Termostático:
Reage quando a temperatura atinge um determinado nível (por exemplo 70º). O dispositivo termosensível activa o alarme.
Termovelocimétrico:
Um dispositivo sensível ao aumento de temperatura por unidade de tempo, activa o alarme quando a variação de temperatura ultrapassa um determinado valor (por exemplo 10º por minuto).
De Fumos (por ionização):
Funciona por ionização do ar dentro de umas câmaras através da acção de um elemento radiactivo. A ionização torna o ar condutor de electricidade e, se houver fumo, faz variar a condutividade da mistura ar-fumo. Essa variação de condutividade pode tornar-se um sinal eléctrico que activa o alarme.
De Fumos (por difusão de luz):
As partículas de fumo difundem, dependendo da sua concentração, a luz de uma lâmpada-relâmpago especial. Através de células fotoeléctricas é possível obter a concentração do fumo e, com este sinal, a possibilidade de accionar o alarme.
A) Operações a realizar pelo utilizador do sistema:
A cada 3 meses:
B) Operações a realizar pelo pessoal especializado do fabricante ou instalador do sistema automático de detecção:
A cada ano:
EXTINTOR | |
---|---|
1. Corpo extintor |