Riscos Eléctricos
10. Equipamentos de Medição Portáteis
Dados os numerosos acidentes graves ocorridos em instalações eléctricas de baixa tensão, por falha interna ou por erro nas ligações dos equipamentos de medição portáteis, que provocaram curto-circuito no interior dos mesmos e que se traduziram em um arco eléctrico no ponto de medição, serão reforçadas as medidas de prevenção nos circuitos de alta energia ou de elevada corrente de curto-circuito, cumprindo as seguintes condições:
- Os equipamentos de medição portáteis utilizados em baixa tensão devem ser do tipo industrial e dotados da protecção eléctrica necessária em todas as suas gamas (ohms, amperes, etc), para proteger, tanto o instrumento como o pessoal, no caso de uso incorrecto durante as medições.
- Para as medições de tensão, os equipamentos devem ser adequados à máxima tensão de serviço da instalação. Nas instalações de baixa tensão (até 1.000 V) e devido a manobras eléctricas, harmónicos ou descargas eléctricas, podem aparecer transitórios de vários kV.
- Nunca ligar uma fonte de tensão se o comutador estiver na posição ohms (Ω). A protecção de entrada deste circuito será, no mínimo, a tensão máxima de serviço da instalação eléctrica de baixa tensão.
- Os equipamentos devem ser revisados com a frequência necessária e, antes da sua utilização em circuitos de alta energia, serão verificados em uma fonte de baixa energia (alta impedância).
- Os electricistas devem dispor do manual de instruções em que são indicadas as precauções de segurança na sua utilização.
- O grau de isolamento deve ser de Classe II ( ) e o grau de protecção será, no mínimo, IP 50.