Avaliação dos Riscos: Montagens Electromecânicas
Trabalhadores Afectados pelos Riscos existentes nos Locais de Obra
MEDIDAS PREVENTIVAS
Regras de actuação
5ª. DELIMITAÇÃO DA ZONA DE TRABALHO:
Se houver elementos de uma instalação próximos da zona de trabalho que devam permanecer sob tensão, será preciso adoptar medidas de protecção adicionais, devendo ser aplicadas antes do início dos trabalhos (serão considerados trabalhos na proximidade de tensão ou trabalhos em tensão).
A sinalização será efectuada por meio de frases ou sinais com pictogramas, avisando do perigo existente. Trata-se de dar informação ao operário ou outras pessoas para evitar acidentes. Além disso, a zona de trabalho deverá ser delimitada através de barreiras, fitas ou correntes. Normalmente utiliza-se a cor vermelha para indicar perigo. Nos trabalhos desempenhados em subestações de Alta Tensão em funcionamento, será colocada sempre sinalização especial.
- Reposição da tensão:
Esta operação só poderá começar quando concluídos os trabalhos, depois de que todos os trabalhadores não indispensáveis para a reposição da tensão tenham abandonado a zona de trabalho e após retirar da mesma as ferramentas e equipamentos utilizados.
As etapas de reposição da tensão são:
1ª. A remoção, se houver, das protecções adicionais e da sinalização que indica os limites da zona de trabalho.
2ª. A remoção, se houver, da ligação à terra e em curto-circuito.
3ª. O desbloqueio e/ou a remoção da sinalização dos dispositivos de corte.
4ª. O fecho dos circuitos para repor a tensão.
A partir do momento em que seja suprimida uma das medidas inicialmente adoptadas para realizar o trabalho sem tensão em condições de segurança, a parte da instalação manobrada será considerada sob tensão.
- Nos trabalhos na proximidade de tensão deverá estar sempre presente um trabalhador com conhecimentos em electricidade (autorizado / qualificado RD614).
Na proximidade de AT deverá estar presente um Delegado de Prevenção (formação mínima de Nível Básico em Prevenção de Riscos Profissionais). O cliente deve solicitar este tipo de trabalhos ao responsável competente do ISASTUR (não ao trabalhador).
Os trabalhadores só poderão executar estes trabalhos com a autorização do seu superior hierárquico.