Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Primeiros Socorros

4. Paragem Respiratória

A paragem respiratória ou asfixia ocorre quando a respiração pára, o cérebro deixa de receber oxigénio e a pessoa perde a consciência. Nesse caso, a pessoa está inconsciente (imóvel e sem resposta a estímulos), não respira, mas ainda tem pulso.

Esta situação pode dar-se com uma pessoa vítima de um acidente, já que, passados aproximadamente 5 minutos após a paragem respiratória, o coração falha por falta de oxigénio e deparamo-nos com uma paragem cardiorrespiratória.

4.1. Causas de Paragem Respiratória

A respiração pode parar por:

  1. 1) Corpos estranhos que obstruem a via aérea. A via aérea está preparada apenas para a passagem do ar. Quando um corpo, sólido ou líquido, entra na via aérea ocorre um engasgamento que pode resultar em paragem respiratória.
  2. 2) Inalação de fumos ou de gases tóxicos. Quando se respira em uma atmosfera com baixo teor de oxigénio, o centro respiratório do cérebro inibe-se, provocando uma paragem respiratória.
  3. 3) Estrangulamento ou golpes fortes na traqueia, que podem causar a factura ou esmagamento da mesma. Isto ocorre freqüentemente nos acidentes de viação.
  4. 4) Electrocussão. Quando ocorre um choque eléctrico, a vítima fica "colada" na fonte de electricidade, podendo levar à paralisia dos músculos respiratórios e a uma parada respiratória.
  5. 5) Afogamento. Nestes casos também ocorre uma obstrução da via aérea e, em consequência, uma paragem respiratória.
  6. 6) Overdose de medicamentos, como barbitúricos. Provoca depressão do sistema nervoso central e depressão respiratória.

4.2. Engasgamento

A via aérea e a via digestiva têm cavidades comuns, como a boca e a faringe. Algumas vezes, durante a comida, no momento em que o bolo alimentar vai ser engolido, a pessoa faz uma aspiração e uma parte dos alimentos vai para a via aérea, bloqueando a respiração e fechando a passagem do ar.

Nesse caso deve-se agir rapidamente, caso contrário, ocorrerá paragem respiratória.

Quando a obstrução da via aérea é completa, geralmente a pessoa se levanta, numa tentativa de pedir ajuda, leva a mão ao pescoço, não pode falar, não pode tossir e não pode respirar; a face fica vermelha e os olhos inchados, como se estivesse sendo estrangulada.

Nestes casos, coloque-se por detrás da vítima, incline-a para frente e dê quatro golpes secos entre as omoplatas.

Se isso não surtir efeito, realize quatro pressões no abdómen; é a chamada manobra de Heimlich. O que se pretende conseguir ao pressionar de forma brusca o abdómen é que o diafragma suba subitamente empurrando as bases pulmonares, que os pulmões se esvaziem e expulsem o ar, arrastando o objecto na saída.

Após alguns minutos, se não tiver conseguido expulsar o objecto, a pessoa perde a consciência e cai no chão. Peça ajuda de emergência e, enquanto fica à espera, inicie a respiração artificial, pois algumas vezes, ao soprar, o ar entra nos pulmões apesar de o objecto continuar dentro.

Engasgamento

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia