A seguir descrevemos as técnicas que nos permitem realizar um acompanhamento do Plano de Prevenção adequado, de forma a detectar e corrigir as falhas e identificar possibilidades de melhoria, visando sempre a melhoria contínua do sistema implementado.
Consistem em visitas sistemáticas às obras, armazéns e escritórios realizadas para detectar actos inseguros e condições perigosas que possam afectar a Segurança e Saúde dos trabalhadores.
Consiste em analisar as causas que provocaram o acidente / incidente, juntamente com as acções preventivas para evitar a repetição do mesmo.
Denominamos doenças de origem profissional aquelas doenças que, independentemente de estarem ou não tipificadas como doenças profissionais pela legislação em vigor, tenham sido contraídas pelos trabalhadores no local de trabalho ou por causa do mesmo. Poderiam ser consideradas doenças deste tipo o stress, o assédio moral, a legionelose, etc. A detecção de quaisquer dessas doenças será realizada através da vigilância da saúde dos trabalhadores prevista.
As acções a desenvolver a partir dessa detecção serão as recomendadas pelo Serviço de Prevenção Externo contratado para a especialidade de Medicina do Trabalho.
Trata-se de uma ferramenta que permite analisar a evolução da acidentalidade das empresas. Proporciona o conhecimento das características dos acidentes, permitindo obter uma informação muito útil, a partir da qual se estabelecem uma série de acções concretas para reduzir a acidentalidade.
São utilizadas nos Relatórios mensais e anuais de Prevenção, no Planeamento Anual, nas Revisões do Sistema pela Direcção, etc.
Auditorias internas: são revisões do cumprimento das normas e da sua adequação. Realizam-se como as restantes do Sistema Integrado de Gestão.
Auditorias externas: são revisões do cumprimento de uma norma adoptada e da sua adequação, realizadas por uma entidade externa à Organização.
Auditorias regulamentares: são aquelas auditorias externas a que devemos submeter o nosso Sistema de Prevenção em conformidade com a Legislação em vigor.
Além do Comitê de Segurança e Saúde das diferentes empresas, existem Grupos de Melhoria Contínua onde são tratados, entre outros temas, os assuntos relativos às melhorias em matéria de Prevenção de Riscos Profissionais.
Desta forma, a Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais é incorporada ao Sistema de Melhoria Contínua do ISASTUR, revisando periodicamente os objectivos fixados e utilizando as auditorias internas e externas como um meio de evolução neste sentido.