Os recipientes que contenham produtos químicos devem estar correctamente etiquetados e devem conservar essa sinalização.
Deve-se informar e formar os trabalhadores expostos sobre os riscos que comportam os poluentes químicos presentes e sobre as medidas de segurança a adoptar.
Devem-se efectuar medições ambientais dos poluentes químicos presentes no ambiente para controlar o seu nível.
Devem-se realizar exames médicos específicos, tanto iniciais como periódicos, dos trabalhadores expostos a poluentes químicos.
Deve-se conscientizar os trabalhadores expostos sobre a necessidade de extremar a higiene pessoal (lavar-se antes de comer, beber ou fumar, tomar banho no fim do horário de trabalho, manter a roupa de trabalho separada da roupa de passeio, etc.).
Deve-se proibir fumar, beber ou comer nas áreas onde possam existir poluentes químicos, devendo habilitar zonas específicas para tal.
Além disso, para reduzir a exposição até níveis suficientemente baixos, devem ser empreendidas as acções preventivas necessárias no foco de emissão, no meio de difusão e no receptor, nesta ordem de prioridade.
2.1.1. Acções possíveis a desenvolver no foco de emissão
Substituir os produtos nocivos para a saúde por outros menos agressivos, sempre que tal seja tecnicamente possível.
Automatizar ou introduzir modificações no processo produtivo actual e substituir por outro menos perigoso.
Fechar ou isolar os processos poluentes em locais afastados das zonas de trabalho, dotando-os de ventilação suficiente. Convém saber que um dos métodos preventivos mais eficientes para combater a poluição química é a ventilação, já que elimina o ar poluído de um local de trabalho, substituindo-o por ar fresco.
Instalar sistemas de extracção localizada que asseguram a captura do poluente no ponto de emissão, evitando a sua passagem para o ambiente.
2.1.2. Acções possíveis a desenvolver no meio de difusão
Limpar os locais de trabalho após cada turno, estabelecendo um programa de limpeza periódica dos locais.
Instalar sistemas de ventilação geral dos locais de trabalho, capazes de assegurar uma renovação do ar suficiente.
Aumentar a distância entre o foco de emissão e as pessoas receptoras.
2.1.3. Acções possíveis a desenvolver no receptor
Estas acções só estão justificadas quando as acima indicadas sejam impossíveis ou insuficientes.
Caso não seja possível reduzir a concentração de poluentes no local de trabalho, deve-se limitar, tanto quanto possível, o tempo de exposição, estabelecendo rotação do pessoal se necessário.
Em determinados casos, é possível isolar o trabalhador no interior de cabinas dotadas de ar-condicionado convenientemente filtrado, onde o processo pode ser controlado à distância.
Caso não seja possível reduzir de outro modo o nível de exposição, ou no caso de exposição esporádica ou de curta duração, devem-se utilizar equipamentos de protecção individual apropriados (máscaras, luvas, etc.), devendo os trabalhadores conhecerem as normas de uso e conservação desses equipamentos.