Em caso de acidente, deve ser perfeitamente estruturado e preparado o COMO e QUANDO actuar.
Para saber como e quando actuar no caso de acidente foi desenvolvido um método de comportamento chamado PAS.
PAS são as letras iniciais das palavras, Proteger, Avisar e Socorrer que correspondem às três funções (por ordem), que devem ser realizadas por qualquer pessoa que actue em caso de acidente.
Vejamos mais detalhadamente cada uma das funções que constituem este método:
1º. PROTEGER: Quer dizer evitar que o acidente se torne mais grave, tanto para as vítimas já afectadas, como para outras pessoas que possam ver-se envolvidas.
2º. AVISAR: Quer dizer estabelecer os contactos pertinentes; chamar o médico da empresa, ambulância, polícia, bombeiros, etc.; em função do tipo de acidente ocorrido. Da rapidez com que se realizar o aviso, vão depender em grande medida os resultados do acidente.
Para facilitar este passo é preciso dispor na central de comunicação ou no local da obra da lista actualizada de telefones de emergência, de forma bem visível para qualquer trabalhador da empresa. Esta lista deverá possuir a informação especificada no seguinte quadro:
Telefone de:
Na hora transmitir a mensagem de aviso e ligar para o telefone de emergência, serviço médico, etc., é importante cuidar a qualidade da mensagem.
Por isso, ao avisar será preciso informar sobre os seguintes aspectos:
Igualmente, é fundamental:
3º. SOCORRER: Quer dizer assistir em primeira instância as pessoas envolvidas no acidente até à chegada do pessoal sanitário qualificado.
É importante assinalar que unicamente devem socorrer as pessoas preparadas para tal.
Assim, na hora de assistir uma vítima, deve-se ter em conta o seguinte: