Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Trabalhos em Altura

6. TRABALHOS VERTICAIS

Para qualquer trabalho desenvolvido em altura são necessários dois sistemas de protecção diferentes:

  • 1. Sistema de posicionamento ou sujeição: conjunto de EPI’s que permitem o trabalhador posicionar-se no seu posto de trabalho e ter as mãos livres para realizar o seu trabalho. Exemplo: cinto de segurança com elemento de amarração regulável.
  • 2. Sistema de segurança ou sistema anti-queda: conjunto de EPI’s que permitem parar a queda de um operário em condições de segurança. Exemplo: arnês anti-queda e elemento de amarração com amortecedor de energia.

dotado de um sistema de segurança, dado que toda manobra de acesso ou de posicionamento em altura comporta um risco de queda que deve ser prevenido.

São os sistemas de acesso e de posicionamento que devem ficar, a todo o tempo, activos (suportando o peso do operário) durante a execução dos trabalhos.

TRABALHOS VERTICAIS

Do mesmo modo, todo sistema de segurança deve permanecer inactivo até ao momento em que ocorre a concretização do risco. Por isso, em nenhum caso se deve realizar uma manobra sem usar um sistema de segurança que impeça a queda no caso de falharem outros sistemas; a sua função última é parar a queda em condições de segurança.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia