Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Ferramentas e Equipamentos

6. RISCOS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SOLDADURA ELÉCTRICA E DE OXICORTE

6.1. Riscos comuns

Sobre-esforços e fadiga postural

Devido às posturas forçadas que, com freqüência, é preciso adoptar, podem ocorrer lombalgias e traumatismos. Ao não poder apoiar-se com as mãos convenientemente, a postura é mantida com o sobre-esforço dos músculos e dos ossos das costas.

Medidas preventivas:

  • Devem-se evitar os trabalhos que exijam posturas forçadas ou extremas de alguma parte do corpo, bem como a manutenção prolongada de qualquer postura. Se tal não for possível, estabelecer pausas programadas.
  • As tarefas devem permitir manter, tanto sentado como em pé, a coluna vertebral em posição recta, evitando inclinações ou torções desnecessárias.

Incêndios e explosões

Possibilidade de entrarem em contacto materiais combustíveis com fontes de ignição, com a consequente formação de fogo.

O risco de explosões e incêndios é frequente nestas operações, devido à presença de faíscas e do arco eléctrico.

Nas operações de oxicorte, este risco é devido principalmente ao manuseamento de gases inflamáveis ou que favorecem a combustão: garrafas de gás a pressão por rotura e explosão da garrafa, maçaricos, jacto de fuga de gás a alta pressão nas manguieras, manorredutores, conexões, etc.

É preciso ressaltar também que durante as operações de oxicorte ocorre libertação de oxigénio não consumido para a atmosfera. Dado que determinados materiais podem transformar-se em combustíveis com a presença do oxigénio, essa libertação constitui um grave risco nos espaços fechados.

Medidas preventivas:

  • Deve-se procurar manter os locais arrumados e limpos, evitando a acumulação dos resíduos de materiais inflamáveis nas proximidades do posto de trabalho.
  • Deve ser instalado um extintor de pó polivalente próximo da área onde são realizadas estas operações.
  • Não se deve soldar ou cortar sobre recipientes fechados ou que tenham contido matérias inflamáveis.
  • As faíscas geradas pela soldadura devem ser controladas no seu ponto de origem.
  • Quando seja necessário realizar estes trabalhos em locais onde existem materiais que podem queimar, estes devem ser protegidos com lonas ou mantas ignífugas.
  • Finalizada a operação, deve-se inspeccionar o local de trabalho e as suas proximidades para verificar a ausência de resíduos de projecções incandescentes que possam provocar um incêndio posterior.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia