Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Arrumação e Limpeza

4. Introdução à Metodologia das 5S

4.1. "Maior produtividade = Melhor local de trabalho"

4.1.1. Para quem são as 5S?

Para qualquer tipo de Organização, industrial ou de serviços, que pretenda iniciar o caminho da melhoria contínua. As 5S são universais, podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresas e organizações, tanto nas oficinas como nos escritórios, e até naqueles locais de trabalho que aparentemente se encontram suficientemente arrumados e limpos.

SEMPRE SE PODEM EVITAR INEFICIÊNCIAS, REDUZIR DESLOCAÇÕES E ELIMINAR ESBANJAMENTOS DE TEMPO E DE ESPAÇO.

4.1.2. Qual é o seu objectivo?

Melhorar e manter as condições de organização, arrumação e limpeza no local de trabalho. Não é uma mera questão estética. Trata-se de melhorar as condições de trabalho, de segurança, o ambiente de trabalho, a motivação dos trabalhadores e a eficiência e, consequentemente, A QUALIDADE, A PRODUTIVIDADE E A COMPETITIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO.

4.1.3. O que são as 5S?

As operações de Organização, Arrumação e Limpeza foram desenvolvidas por empresas japonesas, com o nome de 5S. Foram aplicadas em diversos países com notável sucesso. As 5S são as iniciais de cinco palavras japonesas que designam cada uma das cinco fases que constituem a metodologia:

• SEIRI: Organização

Consiste em identificar e separar os materiais necessários dos desnecessários e em eliminar estes últimos.

• SEITON: Arrumação

Consiste em estabelecer o modo em que devem ser colocados e identificados os materiais necessários, de forma a permitir a sua localização, utilização e reposição, de forma simples e rápida.

• SEISO: Limpeza

Consiste em identificar e eliminar as fontes de sujiedade, assegurando que todos os meios se encontram sempre em perfeito estado de uso.

• SEIKETSU: Controlo visual

Consiste em diferenciar facilmente uma situação normal de outra anormal, através de normas simples e visíveis para todos.

• SHITSUKE: Disciplina e hábito

Consiste em trabalhar permanentemente de acordo com as normas estabelecidas.

As três primeiras fases, ORGANIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO e LIMPEZA, são operacionais.

A quarta fase, CONTROLO VISUAL, ajuda a manter o estado atingido nas três fases anteriores, através da normalização das práticas.

A quinta e última fase, DISCIPLINA e HÁBITOS, permite adquirir o hábito da sua prática e melhora contínua no trabalho diário.

As CINCO FASES compõem um todo integrado e são abordadas de forma sucessiva, uma após a outra.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia