Embalagem e marcação das luvas isolantes para trabalhos eléctricos:
Cada par de luvas deve ser embalado em embalagem individual com resistência suficiente para proteger adequadamente contra a deterioração.
O exterior da luva deve ter:
A embalagem deverá incluir as recomendações para a utilização, bem como todas as instruções suplementares ou modificações.
Recomendações para a utilização das luvas isolantes para trabalhos eléctricos:
Conservação:
As luvas devem ser armazenadas dentro da sua embalagem. Deve-se evitar o dobramento ou esmagamento das luvas, bem como a colocação nas proximidades de focos de calor.
Verificação antes do uso:
Antes de cada uso deve-se inflar as luvas para verificar a existência de fugas de ar e realizar uma inspecção visual. Para as luvas das classes 2, 3 e 4, aconselha-se inspeccionar o interior das luvas.
Precauções de uso:
Esta classificação não recolhe todos os tipos de luvas existentes, mas apenas as mais utilizadas na actividade de construção e montagem eléctrica.
Inspecções periódicas:
A periodicidade das revisões é a seguinte:
Estas verificações devem ser feitas sempre por pessoal qualificado.
As verificações serão realizadas no armazém do ISASTUR pela pessoa responsável, devendo fazer constar essa revisão, tanto na base de dados de ferramentas, como nas fichas de revisão.
f. Luvas de material ignífugo para trabalhos com risco térmico e arco eléctrico: pertencem à categoria III, e protegem contra os riscos térmicos (altas temperaturas).