Sinalização
2. Formas de sinalização
2.4. Comunicações verbais
2.4.1. Características intrínsecas:
- A comunicação verbal estabelece-se entre um locutor ou emissor e um ou vários receptores, sob a forma de textos curtos, frases, grupos de palavras ou palavras isoladas, eventualmente codificados.
- As mensagens verbais devem ser tão curtas, simples e claras quanto possível; a aptidão verbal do locutor e a capacidade auditiva do(s) receptor(es) devem ser suficientes para garantir uma comunicação verbal segura.
- A comunicação verbal pode ser directa (utilização da voz humana) ou indirecta (voz humana ou sintética, difundida por um meio apropriado).
2.4.2. Regras especiais de utilização:
- As pessoas envolvidas devem conhecer bem a linguagem utilizada, a fim poderem pronunciar e compreender correctamente a mensagem verbal e adoptar, em função desta, o comportamento apropriado no âmbito da segurança e da saúde.
- Se a comunicação verbal for utilizada em substituição ou como complemento de sinais gestuais, é necessário utilizar palavras como:
- Começar: para indicar que o comando foi assumido.
- Stop: para interromper ou terminar um movimento.
- Fim: para terminar as operações.
- Subir: para fazer subir uma carga.
- Descer: para fazer descer uma carga.
- Avançar, recuar, à direita, à esquerda: para indicar o sentido de um movimento (o sentido destes movimentos deve ser coordenado com os correspondentes códigos gestuais, se for caso disso).
- Perigo: para exigir uma paragem de emergência.
- Rápido: para acelerar um movimento por razões de segurança.