Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Trabalhos em Instalações Eléctricas e nos locais com risco de incêndio e explosão

DEFINIÇÕES E CONCEITOS:

20. INSTRUÇÕES TÉCNICAS

20.3. Realização de trabalhos em tensão em baixa tensão pelo método "em contacto"

MISSÃO

Responsável pela instalação de BT

Autorizar a execução dos TET em BT na mesma, após ter realizado um estudo próprio ou ter recebido informação do pessoal a seu cargo.

Chefe de Trabalhos

  • Revisar previamente a instalação onde vão ser desenvolvidos os trabalhos.
  • Determinar, a todo o tempo, o desenvolvimento dos Procedimentos.
  • Conhecer a fundo os trabalhos a realizar.
  • Treinar o pessoal a seu cargo sobre a tarefa e o Procedimento ou Procedimentos a aplicar.
  • Verificar o estado das ferramentas e materiais a utilizar e providenciar a substituição dos defeituosos.
  • Decidir o Procedimento Específico de Trabalho apropriado em função do trabalho e da instalação, e zelar pelo cumprimento do mesmo.
  • Decidir, quando for caso disso, a suspensão ou a interrupção do TET em BT.
  • Responsabilizar-se pela qualidade do trabalho realizado.
  • Informar o Responsável pela instalação de BT sobre as incidências que possam apresentar-se no desenvolvimento do TET em BT, a fim de melhorar continuamente a aplicação dos Procedimentos.

Operário de TET em BT

  • Verificar o seu equipamento de protecção individual e as ferramentas que irá utilizar durante todo o tempo de execução dos trabalhos.
  • Respeitar a ordem das operações fixada no Procedimento Específico de Trabalho ajudando quem realiza o trabalho ou realizando as tarefas previamente definidas.

Número de pessoas

Para a realização de qualquer trabalho em tensão em B.T. pelo método "em contacto" são necessários, no mínimo, dois operários com habilitação vigente. Um deles efectuará as funções de Chefe de Trabalhos.

Estudo prévio

Em todos os trabalhos deve ser realizado um estudo prévio de viabilidade que, em função da instalação e das características do trabalho, irá revelar a conveniência de ser realizado em tensão ou não.

Revisões

Deve-se realizar uma revisão do material, dos equipamentos de protecção individual e colectiva e das ferramentas isoladas, descartando aquelas que apresentarem sinais de deterioração no seu isolamento.

No caso de falta ou deterioração de algum material imprescindível para a execução dos TET em BT, deve-se atrasar o início dos mesmos até à reposição desse material, ou realizar o trabalho em estado de bloqueio.

É proibido o uso de ferramentas não homologadas, bem como alterar as características originais do material.

Teste de luvas

É obrigatório realizar a prova de estanquidade das luvas isolantes cada vez que devam ser utilizadas. Além disso, todo o material deve ser submetido às verificações periódicas nos prazos determinados pela Empresa.

Roupa de trabalho

A roupa de trabalho não deve deixar partes do corpo descobertas. Os operários devem retirar todos os objectos metálicos em contacto com a pele (relógios, pulseiras, anéis, brincos, etc.).

Isolamento dos elementos condutores

As massas e as partes sob tensão devem ser isoladas à medida que se avança nos trabalhos. (AVANÇAR PROTEGENDO E RECUAR DESCOBRINDO). Com as luvas isolantes protege-se o ponto de entrada de corrente no corpo. Com o isolamento adequado das massas e das partes sob tensão que confluem na Zona de Trabalho, o operário fica isolado de qualquer ponto de saída, além de impedir qualquer contacto não previsto.

Pontos descobertos

Deve-se descobrir apenas um ponto sob tensão, que será o ponto de trabalho.

Quando, no momento prévio à ligação, fiquem dois pontos descobertos, estes devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Que ambos estejam ao mesmo potencial e com outro caminho do mesmo circuito fechado e assegurado: Ponte de derivação ou bypass.
  • Esta circunstância repete-se novamente logo após uma desconexão. Esta circunstância repete-se novamente logo após uma desconexão.

Neutro

El conductor neutro será siempre el primero en conectarse y el último en desconectarse. Se considerará siempre como conductor activo.

Desenvolvimento do Trabalho

Devem ser aplicados os Procedimentos Específicos de Trabalho apropriados a cada caso com a máxima atenção e o maior rigor. Perante qualquer dúvida, o trabalho não será iniciado e, caso já tenha sido iniciado, deve ser interrompido.

Delimitação e Sinalização

É obrigatório sinalizar e delimitar adequadamente a Zona de Trabalho.

Comunicação

Para o desenvolvimento dos TET em BT é preciso comunicar ao respectivo Centro de Operações o início e a conclusão dos mesmos.

 

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia