Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Trabalhos em Instalações Eléctricas e nos locais com risco de incêndio e explosão

DEFINIÇÕES E CONCEITOS:

20. INSTRUÇÕES TÉCNICAS

20.4. Sinalização da zona de trabalho nas subestações de alta tensão e dos acessos à mesma. Licenças

TRABALHOS NOS LOCAIS COM RISCO DE INCÊNDIO OU DE EXPLOSÃO. ELECTRICIDADE ESTÁTICA.

  • Os trabalhos nas instalações eléctricas, nos locais com risco de incêndio ou de explosão devem ser realizados seguindo um processo concebido para reduzir ao mínimo tais riscos; por isso deve-se limitar e controlar, na medida do possível, a presença de substâncias inflamáveis na zona de trabalho, bem como evitar o aparecimento de focos de ignição, especialmente no caso de existência, ou possibilidade de existir, uma atmosfera explosiva. Nesse caso, é proibida a realização de trabalhos ou operações (troca de lâmpadas, fusíveis, etc.) em tensão, salvo se efectuadas em instalações e com equipamentos concebidos para operar nessas condições e cumprindo a normativa específica aplicável.
  • Antes de realizar o trabalho, deve-se verificar a disponibilidade, adequação ao tipo de fogo previsível e o bom estado dos meios e equipamentos de extinção. No caso de incêndio, as partes da instalação que possam ser afectadas devem ser desligadas, a menos que seja necessário deixá-las sob tensão para actuar contra o incêndio, ou que a desconexão comporte perigos potencialmente mais graves que os decorrentes do próprio incêndio.
  • Os trabalhos serão executados por trabalhadores Autorizados. Os trabalhos desenvolvidos em atmosfera explosiva, serão realizados por trabalhadores Qualificados, devendo seguir um procedimento previamente estudado.
TRABALHOS NOS LOCAIS COM RISCO DE INCÊNDIO OU DE EXPLOSÃO. ELECTRICIDADE ESTÁTICA

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia