Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Trabalhos em Instalações Eléctricas e nos locais com risco de incêndio e explosão

DEFINIÇÕES E CONCEITOS:

20. INSTRUÇÕES TÉCNICAS

20.2. Trabalhos na proximidade de tensão

Acesso aos recintos de serviço e a envolventes de material eléctrico

O acesso aos recintos independentes destinados ao serviço eléctrico ou à realização de testes ou ensaios eléctricos (centrais, subestações, centros de transformação, salas de controlo ou laboratórios), será restrito a:

  • a. Trabalhadores Autorizados.
  • b. Pessoal que tenha sido previamente informado sobre os riscos existentes e as precauções a tomar, e permanecendo sempre sob a vigilância contínua de um trabalhador Autorizado.

Sempre que não haja pessoal de serviço no recinto, as portas devem ficar fechadas de forma a impedir a entrada de pessoal não autorizado.

A abertura de caixas, armários e demais envolventes de material eléctrico deve ser restrita aos trabalhadores Autorizados.

O acesso aos recintos e a abertura das envolventes pelos trabalhadores Autorizados poderá ser realizado unicamente com conhecimento e consentimento prévio do titular da instalação e, nos casos em que trabalhamos como subempreiteiros, também do nosso cliente.

Obras de construção e outras actividades onde ocorre movimentação ou remoção de equipamentos ou de materiais na proximidade de linhas aéreas, subterrâneas ou de outras instalações eléctricas.

Para a realização de actividades que comportam movimentação ou remoção de equipamentos ou materiais perto de linhas aéreas, subterrâneas ou de outras instalações eléctricas devem-se cumprir as seguintes normas de segurança:

  • 1. Antes de iniciar os trabalhos, identificar as possíveis linhas aéreas, subterrâneas ou outras instalações eléctricas presentes na zona de trabalho ou nas imediações.
  • 2. Adoptar as medidas preventivas necessárias para evitar atingir, com possível ruptura do isolamento, uma linha subterrânea ou qualquer outro elemento sob tensão protegido.
  • 3. Se, nalguma das fases de trabalho, a presença de linhas aéreas ou de qualquer outro elemento sob tensão desprotegido representar um risco eléctrico para os trabalhadores, e o corte de tensão ou o desvio da linha não puder ser efectuado (como acontece nos casos de impossibilidade de corte do fornecimento ou nos casos de manobras, medições, ensaios e verificações, por exemplo: abertura e fecho de interruptores ou seccionadores, medição de uma intensidade, realização de ensaios de isolamento eléctrico, verificação da concordância de fases), deve-se actuar de acordo com o estabelecido no procedimento geral para a execução de trabalhos na proximidade de tensão.

Para determinar as zonas de perigo e de proximidade, a fim de delimitar a zona de trabalho e as vias de circulação, deve-se ter conta especialmente:

  • a. Os elementos sob tensão desprotegidos que estejam mais próximos.
  • b. As movimentações ou remoções previsíveis (transporte, elevação e qualquer outro tipo de movimento) de equipamentos ou de materiais.

Equipamentos de Protecção Individual

EPI's básicos, (capacete, calçado e óculos de segurança), para além da roupa de trabalho da Empresa.

Para a preparação dos trabalhos em BT: EPI´s básicos e kit de TET em BT.

Equipamentos de Protecção Individual

Kit para trabalhos com risco eléctrico

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia